sábado, 17 de março de 2012

Quem chega primeiro as estrelas? O namoro entre a Ciência e a Literatura.

Dois conhecimentos distintos. Há alguma relação entre Ciência e Literatura?
No início tudo parece um paradoxo, mas, na verdade, tudo isso está relacionado mais que intimamente.
Não há como um alcançar os astros ou deixa-los de alcançar. São coisas que andam juntas.
Primeiro temos que ir aos primórdios.
A Ciência é o conhecimento.Dela devemos extrair fatos coerentes de acordo com a racionalidade e lógica humana.
Para se obter a "ciência" no caso, é preciso que hajam experiências, estudos, observações. E para isso é preciso criatividade, a expansão dos horizontes. E como nós obtemos isso? Sem dúvida, a partir das artes. Então é aí que entra a Literatura.
Literatura, com uma rápida definição, podemos dizer que é a "arte de escrever bem", o conhecimento das letras, da gramática, da língua por assim dizer.
Ao explorar a arte, a leitura, você tende a ter maior capacidade criativa, ou seja, encontra mais caminhos para o estudo, a busca de fatos concretos.
Resumindo: a ciência vem da capacidade de criação, que pode vir a partir da literatura, ou também de muitas outras artes como a música, a pintura, a dança... E a capacidade de criação ajuda na evolução para busca do conhecimento, a ciência em si. Sem a arte (como a Literatura), não há conhecimento, logo, não há ciência.

Com a leitura de teorias e idéias, nós adquirimos conhecimento. Conhecimento esse que veio a partir da criatividade, a partir da lógica da pessoa que escreveu o livro, revista,história. A lógica desta pessoa é sua forma de interpretar a vida, os fatos, de interpretar o próprio conhecimento. Pode-se dizer então que a lógica é o modo como a literatura e a arte influem na ciência. A verdade e o conhecimento não mudam, mas são reinterpretados de um modo que se chegue a uma melhor compreensão do que eles representam num contexto geral. Ou seja, sem a literatura o conhecimento torna-se supérfluo. O interessante é notarmos que o efeito reverso também ocorre: ao mesmo tempo que se interpreta a ciência com a literatura, , também se interpreta a literatura com a ciência. É uma relação de reciprocidade que só dá ganhos a humanidade. Alguns podem criticar dizendo que esta relação pode restringir tanto o progresso da ciência quanto a liberdade da arte, porém... [...]

por João Gabriel Borges Ribeiro e Letícia Bergh Navarro

PS: Infelizmente não consegui encontrar o texto completo :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário